Quem somos
Mais do que um problema legal, médico ou científico, a discussão acerca do valor da vida humana é um problema existencial: cada pessoa está hoje (e desde sempre) a pedir insistentemente por um sentido para a sua vida, mesmo que de forma inconsciente.
Somos um grupo de jovens que, como qualquer pessoa, trazemos em nós a exigência de descobrir o sentido e o valor das nossas vidas, não em teorias ou sonhos, mas precisamente nas circunstâncias que lhes são próprias, partindo da realidade. Como diz Alexis Carrel, prémio Nobel da Medicina: «Muita observação e pouco raciocínio conduzem-nos à verdade; pouca observação e muito raciocínio levam-nos ao erro».
Sendo herdeiros da tradição cristã em que Portugal e a Europa estão enraizados, partimos da conceção do homem que nos é proposta por Cristo. Assim, procuramos verificar que a vida humana tem dignidade intrínseca e queremos fazê-lo através de um método original: vendo como outros vivem, como nas suas vidas diárias, sempre únicas e irrepetíveis, aprofundam quem são, de onde vêm e para onde vão, desvelando o seu valor único. Diante de testemunhos de pessoas reais, queremos confirmar como toda a vida humana vale a pena ser vivida, sempre e quaisquer que sejam as circunstâncias concretas em que nos encontremos.
É este abrir de olhos que queremos propor, partilhando o testemunho de vida de pessoas com quem nos vamos cruzando e que iluminam as nossas próprias existências, as suas alegrias e as suas dores, as suas vitórias e as suas derrotas, mostrando-nos que tudo pode ser um bem. Afinal, qualquer vida e toda a vida é sempre um bem!
E tu, acreditas?
Vem e vê!
A nossa equipa
Agradecimentos
Ana Catarina André
Aura Miguel
Pe. Duarte da Cunha
Filipe Teixeira
Isabel Novais
Maria Freire
Marta Reis
Matilde Bonvalot
Pe. Nuno Amador
Pedro Matos
Teresa Rasquilha
Madalena Ferraz de Oliveira